Coronavírus

‘Anvisa não se enquadra na legislação brasileira’, critica Fábio Vilas-Boas sobre importação da Sputnik V 

Vagner Souza/BNews
Gestor ressalta que o imunizante é liberado em 51 países   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 07/04/2021, às 09h05   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas criticou nesta quarta-feira (07), a atuação da Agência Vigilância Sanitária (Anvisa) após uma reunião com o órgão sobre a liberação para importação de 37 milhões da vacina Sputnik V. 

De acordo com o gestor, a Anvisa não se enquadra na legislação brasileira que determina, através da lei 14.124 de março de 2021, a aprovação automática de qualquer vacina que seja aprovada em agências regulatória dos países de origens. 

“Nesse período de pandemia não dá para ficar esperando meses, não estamos querendo com isso, que qualquer vacina que não tenha sido aprovada no país de origem e uso venha para cá. A Sputnik V tem ensaio clínico em fase 3 com publicação em revistas sérias e sem nenhum relato de evento adverso sério com utilização em 51 países”, disse Vilas Boas. 

O secretário alfinetou ainda que a Oxford, em uso no Brasil, possui relatos de trombose após a aplicação em determinas das pessoas. “Nós precisamos que a Anvisa se enquadre dentro da legislação, aceite que é uma situação excepcional e facilite a importação”, cravou. 

Na América do Sul, a Sputnik V tem aprovação na Argentina, México e Peru. 

O governador Rui Costa (PT), afirmou nesta terça (06), que os governadores podem se juntar para acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para viabilizar a importação da vacina. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp