Coronavírus

Covid-19: Buffets de festa infantil em Salvador não resistem e fecham as portas

Reprodução / Google
De acordo com proprietários de estabelecimentos do ramo, pandemia deixou situação insustentável  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google

Publicado em 05/07/2021, às 16h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19 é o de eventos. Em Salvador, as medidas restritivas de combate à doença acabaram levando diversos buffets de festa infantil fecharem as portas. À medida em que os aniversários foram deixando de ser comemorados nesses estabelecimentos, os cortes de gastos, o índice de demissão de funcionários e até mesmo as tentativas de empréstimos para tentar conter os danos financeiros por parte dos proprietários se tornaram cada vez mais frequentes.

Uma das empresas atingidas pela crise no setor é a Art Festa, que de acordo com o site Alô Alô Bahia, precisou devolver o imóvel que alugava há 24 anos, onde eram realizados os eventos. Segundo Diocleciano Neto, de 58 anos, dono do buffet, a última festa realizada pela marca foi em março de 2020. Em seguida, com o aumento do número de casos confirmados da Covid-19 na capital baiana, o estabelecimento precisou demitir cinco funcionários fixos, além de abrir mão de seus prestadores de serviço. Por fim, a Art Festa acabou encerrando suas atividades.

Quem também precisou fechar as portas foi a Fantástica Fábrica, que após 14 anos fazendo parte do nicho de casas de festa infantil em Salvador, chegou a uma situação insustentável. Nena Maia, de 54 anos, proprietária do estabelecimento, disse ainda a publicação que chegou a enfrentar um quadro de depressão após se ver diante da necessidade de fechar seu negócio. A decisão acabou levando a empresária a entregar o espaço em agosto de 2020, além de guardar todo o seu material em um galpão, correndo o risco de perdê-los por desgaste com o decorrer do tempo. 

O buffet Planeta Festa, que contava com duas unidades, uma no bairro do Imbuí e outra no bairro da Pituba, também precisou encerrar as atividades. A empresa chegou a comunicar a decisão nas redes sociais. “Não sobrevivemos a essa pandemia terrível, após 14 meses impedidos de funcionar e sem previsão de retorno. Procuramos nos consolar que esse fechamento não foi em vão. Foi para salvar vidas. Em nome da saúde coletiva”, relatou a marca que chegou ao fim após 25 anos de existência. 

O Mundo Ludik, localizado no Caminho das Árvores, teve suas redes sociais desativadas, enquanto o buffet Planeta Encantado acabou sendo vendido ao buffet Mundo Caramelo. Quem também fechou as portas foi o Buffet Festeleco, após 20 anos no ramo, o que resultou na demissão de pelo menos 30 funcionários. Já os buffets Brinkaê e Pingo Mágico seguem buscando alternativas para se manter em funcionamento, porém, com bastante dificuldade, conforme relatado pelas proprietárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp