Cultura

Mãe Stella abre exposição e recebe líderes de outras religiões

Publicado em 07/05/2015, às 16h27   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ao completar 90 anos, a Ialorixá Mãe Stella abriu a Mostra Mãe Stella: Encanto da Bahia, na noite desta quarta-feira (6). Líderes de outras religiões foram prestigiar a exposição que conta a vida da ialorixá. Dez painéis narram com fotos e textos a vida e obra da de Mãe Stella de Oxóssi líder do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá.

As peças são inspiradas nos elementos da natureza cultuados pelo candomblé. Cada um conta uma fase da vida da líder religiosa. O painel Água simboliza o nascimento prematuro de Maria Stella de Azevedo Santos, sua iniciação ao candomblé e o reconhecimento como Ialorixá. O Painél Ar representa o verbo, a palavra e explora os textos, artigos e a contribuição literária de Mãe Stella. O elemento Terra reverencia a sabedoria das folhas sagradas e a importância do conhecimento para a continuidade da vida. Já o Fogo, que simboliza energia, expõe tanto a necessidade de envelhecer com sabedoria, quanto a importância do movimento, da comunicação. Por isso, traz vídeos e depoimentos de amigos e personalidades sobre a Ialorixá.

Os projetos desenvolvidos por Mãe Stella também são retratados. A líder é responsável pela fundação de espaços culturais como escola, museu e duas bibliotecas - uma fixa e outra itinerante. Além disso, idealizou e mantém oficinas artísticas e culturais para crianças e jovens como o Atelier de Alaká e o curso de percussão, que é oferecido a jovens da comunidade e do entorno do Ilê Axé Opô Afonjá. Os visitantes também encontram, no espaço, um estande de livros com as obras já publicadas por Mãe Stella.

A exposição fica aberta ao público até o próximo dia 20/05, na praça principal do Bela Vista, no horário de funcionamento do Shopping, das 9 às 22h (segunda a sábado) e 13h às 21h (domingos e feriados). A entrada é gratuita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp