Cultura

Alexandre Augusto lança exposição ‘Mulheres de Pedra’

Publicado em 11/05/2017, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista e escritor Alexandre Augusto lança sua primeira exposição no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, no próximo dia 24, para convidados, e dia 25 para o público. 

Intitulada de Mulheres de Pedra, a exposição reúne 21 fotos em cor de cidadãs unidas por um sentimento: dignidade. Octogenárias como Dona Umbelina, que posou para a câmera, herdou o ofício dos pais, e o seu semblante é pura altivez. Os homens, que exercem o trabalho braçal de carregar as rochas nas pedreiras da região, também estão lá.
Segundo o fotórgrafo, numa pesquisa sobre o tema na internet, ele deparou-se com o quadro Stone Worker, de Diego Rivera. Uma pintura feita em 1943 de um operário esculpindo um bloco de pedra. Do mesmo jeito e com as mesmas ferramentas que ainda hoje, mais de 70 anos. A inspiração lhe rendeu uma imagem que o público verá ao vivo.
Sobre o estalo para a exposição, ele diz: “Meu primeiro sentimento foi achar aquilo tudo uma exploração. Foi quando uma das senhoras mais velhas da pedreira me disse: ‘Moço, meu pai foi cortador de pedras e eu faço isso desde menina. Agradeço a Deus todos os dias pela pedra. Foi com a pedra que criei meus filhos. É com a pedra que hoje eles criam meus netos’”. E prossegue: “As mulheres da Chapada trabalham de sol a sol para botar comida na mesa. Mesa que de noite elas vão arrumar para os maridos e filhos. É isso que quero mostrar com as minhas fotos. Foi isso que os meus olhos viram. A dignidade dessas mães, esposas e filhas. Mulheres de Pedra tanto no sentido mais literal quanto no mais poético. Força, beleza, aridez, delicadeza... tudo junto”.
SERVIÇO
O QUÊ: Exposição Mulheres de Pedra, de Alexandre Augusto
QUANDO: Abertura dia 24/5, às 19h, para convidados. Visitação de terça a domingo, das 14 às 19 horas. Até 30/7. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp