Cultura

Editoras têm segundo ano de queda de vendas

Publicado em 17/05/2017, às 18h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O setor editorial produziu no ano passado 427,2 milhões de exemplares (-4,4%), vendeu 385,1 milhões (-1,1%) e faturou R$ 5,3 bilhões —redução de 5,2% em relação a 2015, descontada a inflação.
Os números são da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, divulgada na manhã desta quarta (17) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), no Rio. Nela não está incluída a produção digital, que será tema de um censo inédito, a ser divulgado em agosto. Nos últimos dois anos, a indústria do livro acumulou uma redução de 17% de seu faturamento em termos reais.
As vendas ao mercado foram as responsáveis pela queda em 2016, encolhendo 3,3%. Já as direcionadas ao governo cresceram 16,5%. O subsetor mais afetado foi o de livros científicos, técnicos e profissionais, que vendeu 4,5 milhões de exemplares a menos.
Os livros didáticos continuam dominando a produção editorial, respondendo por 48,5% do total de exemplares produzidos no ano passado.
Se a pesquisa de 2016 trouxe um retrato preocupante do passado, o painel de vendas do Snel mostrou que, de janeiro a abril deste ano, as vendas aumentaram 6,5% em termos nominais, levando-se em conta o mesmo período do ano passado.
O presidente do Snel afirma que o sindicato prepara uma campanha, a ser lançada na Bienal do Livro deste ano, no Rio, para estimular o consumo de livros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp