Cultura

Neojiba terá nova sede até o final do ano no Parque do Queimado 

Divulgação
O local terá uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/09/2018, às 18h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A reforma dos casarões do Parque do Queimado, localizado no Centro Antigo de Salvador, estará concluída daqui a alguns meses, com previsão pro final do ano de 2018, onde serão realizadas as atividades dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). O projeto, com orçamento de R$ 13,5 milhões, tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Estado da Bahia. 

Na  futura sede terá  uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores, um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros, além de outra edificação com cinco salas de ensaio, munidas de isolamento térmico e acústico.

Além disso, a nova Neojiba terá equipamentos para gravação de áudio e para a transmissão dos espetáculos via streaming, abrigará salas que funcionarão em regime integral, com aulas e ensaios durante três turnos, de segunda a sexta, e ainda aos sábados pela manhã.

Turnê - Enquanto as novas instalações estão sendo finalizadas, a Orquestra Juvenil do Neojiba segue em turnê internacional pela Europa. Os 125 integrantes do grupo já se apresentaram em Torino, Milão e Bolonha, na Itália, e em Montreux e Genebra, na Suíça. Nestas quarta (12) e quinta (13), a Orquestra retorna à Itália, para apresentações em Verona e Merano, respectivamente. Na próxima segunda-feira (17), o grupo finaliza o tour, em Paris, na França, com apresentação na Philharmonie de Paris, uma das maiores salas de concerto do mundo.   

O repertório da turnê tem regência de Ricardo Castro e conta com peças de compositores como Robert Schumann, Anton Dvorák, Richard Wagner, Franz Liszt e uma versão da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp