Cultura

Dia da Baiana é celebrado nesta quarta-feira nas orlas da Bahia e Sergipe

Divulgação
A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/11/2020, às 13h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Nacional das Baianas de Acarajé é comemorado nesta quarta (25). Como parte das comemorações em torno da data, a Bahiatursa, ligada à secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, irá promover mais um ano, o projeto “Axé com Dendê”, nas orlas do Litoral Norte (BA) e em Aracaju (SE). O projeto acontecia nos aeroportos das cidades, por conta da pandemia foi feita essa alteração. 
As pessoas que estiverem circulando nas regiões de Praia do Forte, Sauípe e Arembepe na linha verde da Bahia e em Aracaju (SE), nas Praias de Atalaia, Oceanário de Aracaju, Orla do Bairro Industrial e Passarela do Caranguejo, serão recepcionadas pelas baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim, cocadas, kits de máscaras e sachê de álcool em gel, em embalagens plásticas.
A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. A profissão é considerada, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrimônio imaterial da Bahia desde 2005.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp