Cultura

'Filho de Boi' estreia no Brasil após passar por festivais internacionais

Divulgação
O filme será exibido na Competitiva Nacional do XVI Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/02/2021, às 13h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O filme Filho de Boi será reproduzido no sábado (27/02) na Competitiva Nacional de Longas do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, disponível on-line para todo o Brasil entre os dias 24 de fevereiro a 3 de março. O longa leva as paisagens do interior da Bahia para a tela e passou por festivais internacionais e teve sua world première no Festival de Busan (Coreia do Sul), um dos maiores do continente asiático, além de eventos como o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México) e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. 

Filho de Boi foi dirigido por Haroldo Borges e é realizado pelo coletivo Plano 3 Filmes, formado também por Ernesto Molinero, Paula Gomes e Marcos Bautista, mesma equipe criadora de Jonas e o Circo Sem Lona. A história se desenvolve em volta de João, um menino de 13 anos que mora no sertão baiano. O protagonista está dividido entre ficar em casa com seu pai arbitrário ou ir embora o seu novo amigo, um palhaço do circo. O filme traz uma reflexão atual sobre os afetos masculinos e o machismo a partir da relação entre esses três homens com experiências de vida distintas. 

O filme buscou anexar pessoas da comunidade baiana ao elenco e à equipe. O protagonista, João Pedro Dias, é de Juazeiro e foi escolhido após um processo de seleção que envolveu 1.500 crianças de escolas públicas na zona rural do sertão baiano. “Filho de Boi é um filme sobre raízes, que lança luz sobre as relações no sertão, esse território que normalmente é reconhecido como um lugar de fuga. Mas ficar, às vezes, exige mais coragem do que partir”, diz Haroldo Borges. 

Luiz Carlos Vasconcelos (de Marighella, Carandiru, Abril Despedaçado), Vinicius Bustani (da peça Criança Ferida; vista por mais de 4.000 pessoas) e Jonas Laborda (do documentário Jonas e o Circo sem Lona), compõem o elenco do filme, que também traz vários palhaços de pequenos circos itinerantes da Bahia. Filho de Boi será lançado em cinemas e outras janelas pela Olhar Distribuição no 2º semestre de 2021.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp