Cultura

Festival Cine Kurumin exibe 60 filmes produzidos por cineastas indígenas; veja

Divulgação
Festival comemora dez anos com uma edição sobre Cinema Ritual  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/03/2021, às 07h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Festival Internacional de Cinema Indígena Cine Kurumin chega à 8ª edição e traz uma programação inteiramente online e gratuita, disponível até o dia 30 de março, com transmissão pelas redes sociais e no site oficial do festival.

A abertura do festival aconteceu nesta quarta-feira (24) e contou com as presenças do artista, curador e ativista indígena do povo Makuxi, Jaider Esbell, e do cineasta Genito Gomes Kaiowá, que participaram de um debate com mediação de Bia Pankararu, militante indígena LGBTQI+ e produtora cultural.

Já nesta sexta (26), às 16h, é a vez do tema Curadorias Indígenas – Olhares e mediações nos festivais de cinema indígena com a participação de Amália Córdova (Chile), curadora digital e diretora do Festival de Língua Materna, em Nova York; Junia Torres, diretora do festival Forumdoc; Olinda Muniz, cineasta e ativista ambiental, coordena a Mostra Amorata; Renata Tupinambá, produtora e roteirista e Thaís Brito, diretora do Cine Kurumin.

Neste ano, além da Mostra Competitiva Oficial, produções que já fizeram parte da programação do festival, produções novas fazem parte das Mostras Narrativas Indígenas contra o Fim do Mundo e Imaginários Futuros Indígenas.

Para Graci Guarani, cineasta indígena e curadora do festival, o Cine Kurumim potencializa as produções com temáticas originárias. “E é nesse lugar que também me encontro, como participante de uma parte de construção deste incrível festival, como curadora de algumas edições, tenho acompanhado o processo de crescimento das produções originárias”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp