Cultura

2º edição do Flican virtual terá debate sobre Guerra de Canudos

Flican
Confira todas as informações  |   Bnews - Divulgação Flican

Publicado em 01/04/2021, às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

m dos principais eventos literários da Bahia, o Flican, vai acontecer novamente por meio virtual devido à pandemia do novo coronavírus. A II Feira Literária vai trazer artistas, autores e pesquisadores sobre um dos temas mais estudados no Brasil da atualidade, a famosa Guerra de Canudos, para falar sobre os impactos de luta e resistência, e, também, os aspectos históricos entre os dias 8 e 10 de abril.

Na sexta-feira (09), uma mesa será dedicada ao tema com o título ‘Evocação de Canudos’. O mediador será o professor Luiz Paulo Neiva e contará com a participação de Manoel Neto, Pedro Lima Vasconcelos (Universidade Federal de Alagoas), Floriza Sena (Instituto Popular Memorial de Canudos), do historiador João Batista e do professor João Ferreira.

“Para quem ‘vive’ Canudos há mais de 35 anos, as evocações são várias, diversas. São evocações sobre o espaço físico, o cenário onde está cidade está colocada, no semiárido. E sobre pessoas com as quais convivi e aprendi a desvendar a alma do sertão, os bichos, os costumes, o modo de ver o mundo e a vida. A minha participação na mesa será uma forma de falar sobre esse mundo e como tenho vivido nela”, comenta Manoel Neto.

Ainda na sexta, às 19h20, acontece a mesa ‘Museu João de Régis: Olhares e vertigens na memória’. O debate vai falar sobre o acervo fotográfico de Flávio de Barros, um dos poucos que conseguiu registrar a Guerra de Canudos, além de ser o autor da única foto conhecida de Antônio Conselheiro. O debate vai contar com a participação de Antônio Olavo, Evandro Teixeira, autor do livro Canudos 100 anos (1997) e um dos homenageados desta edição da feira, além do historiador Sérgio Guerra.
“Minha história com Canudos começou há 38 anos, quando fui fazer um trabalho como fotógrafo em Monte Santo e ouvia as pessoas falarem das histórias de seus antepassados. A partir daí, comecei a me interessar e pesquisar sobre o assunto, que é hoje um dos mais estudados nas universidades brasileiras”, fala Olavo.
No sábado, às 19h, terá um passeio virtual a partir do trabalho do artista plástico Trípolli Gaudenzi, convidado e homenageado desta edição. Além disso, depoimentos memoriais que serão apresentados ao longo da Flican. O passeio virtual continua nos outros dias para acompanhar pelos locais guardadores da memória histórica, tais como, Memorial Antônio Conselheiro, o Parque Estadual de Canudos, Museu Manoel Travessa, Instituto Popular Memorial de Canudos e o Museu João de Régis, que foi implantado recentemente, sob a curadoria do artista plástico e cenógrafo  Edmilson Santana.  

A festa literária tem apoio financeiro do governo do estado através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Tem uma realização da Dona Edite Comunicação Integrada, 

Para acompanhar a festa deste ano, acesse o canal Youtube do Campus Avançado da Uneb em Canudos (www.youtube.com/channel/UCqhzm86LpAdRG0jqMBJ0nEQ) e pela Canudos TV.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp