Cultura

Igreja do século XVIII, em Banzaê, é reaberta após reforma

Alberto Coutinho/GOVBA
A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa (PT)  |   Bnews - Divulgação Alberto Coutinho/GOVBA

Publicado em 03/08/2021, às 10h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Foi inaugurada nesta segunda-feira (2), a reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela, na cidade de Banzaê, a cerca de 215 km de Salvador. A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa (PT).

"Entregamos uma obra importante em uma igreja que tem um valor histórico e simbólico muito grande para a aldeia indígena. E ainda vamos ajudar a recuperar os equipamentos desta igreja. Aqui em Banzaê ainda autorizei a licitação para a ampliação e requalificação da escola estadual", destacou o governador.

A Igreja é uma construção do início do século XVIII, executada por indígenas do povo Kiriri, ocupantes originais do território. Devido a sua elevação, a construção de 409 metros quadrados ocupa lugar de destaque na praça principal. Suas características são típicas das catedrais jesuíticas, com três naves cobertas por telhado de duas águas.

A edificação é tombada como patrimônio cultural pelo Ipac e foi recuperada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A intervenção teve investimento do Governo do Estado, da ordem de R$ 500 mil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp