Cultura

Organizadores da Festa de Itapuã cobram posição da prefeitura

Imagem Organizadores da Festa de Itapuã cobram posição da prefeitura
Comemoração será realizada, este ano, no dia 31 de janeiro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/01/2013, às 08h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

A festa de Itapuã este ano acontece no dia 31 de janeiro, numa rara disposição do calendário em que precede à do Rio Vermelho. Durante reunião ontem à noite (10) para a organização do tradicional festejo, que comemora 108 anos de existência em 2013, integrantes da Frente Comunitária e Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã, entidade responsável pela realização do evento, demonstraram "estranheza" com a falta de posição da Prefeitura na estruturação da festividade.
Além das entidades representativas dos moradores do bairro, o encontro contou com as participações das vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Fabíola Mansur (PSB), que se encarregaram de encaminhar pedido de audiência ao secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura do Município, Guilherme Bellintani, para tratar dos detalhes da tradicional festa do bairro. Além das demandas dos organizadores, o evento acarreta serviços públicos como  iluminação, sanitários públicos, redirecionamento do tráfego  e coleta de lixo, entre outros de responsabilidade do estado, como aparatos de segurança e disposição de postos para atendimento médico de urgência.
A homenagem a personalidades emblemáticas do bairro será feita, este ano, ao babalorixá Valter Izidio dos Santos (babá Valtinho) e a Maria Hermelina Paranhos Dias (D. Mariinha), presidente do grupo As Ganhadeiras de Itapuã.
A Festa tem início na madrugada do dia 31, a partir das 2h, com o Bando Anunciador percorrendo as ruas do bairro na convocação à comunidade para participar dos festejos. Nas primeiras horas da manhã ocorrem o café da manhã de congraçamento, a "Lavagem Nativa" e, às 11h, a Lavagem histórica do adro da igreja de Nossa Senhora da Conceição, com cortejo de baianas e grupos organizados. A programação se estende até à segunda-feira (04.02), com o presente a Iemanjá, na praia da Sereia.
Em 2012 , a Saltur, então sob a presidência do vereador Claudio Tinôco, deixou de cumprir acordo com os organizadores e não liberou a dotação de recursos para organização da festividade(veja fotos abaixo), acarretando prejuízos financeiro e moral à comunidade.
O projeto para a festa, em 2013, conforme os integrantes da comissão organizadora, já está protocolado na Saltur, sob o nº 1318. O representante da Frente Comunitária e Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã, Raimundo Bujão, considera "fundamental conhecer a posição dos novos gestores sobre a importância do bairro e o compromisso que pretendem estabelecer com tradições centenárias como a Lavagem de Itapuã que mobiliza milhares de soteropolitanos e turistas para o bairro.
A comunidade volta a se reunir na segunda-feira (14), às 19h30, no Clube do Dominó (Ladeira do Abaeté) e espera já dispor do posicionamento do poder municipal com relação ao evento este ano.

Matéria publicada às 14h38 do dia 11 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp