Cultura

Iemanjá: oferendas já são deixadas em alto-mar

Imagem Iemanjá: oferendas já são deixadas em alto-mar
Turistas e baianos celebram a festa da Rainha do mar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/02/2013, às 09h05   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


"2 de fevereiro é dia de Iemanja, levo-te oferendas para lhe ofertar". Esta é uma das muitas mensagens que homenageiam a rainha do mar, um dos símbolos da cultura e da religião camdoblecista que rege a Bahia.



Na manhã deste sábado, milhares de baianos e turistas deixam no mar presentes para Iemanjá Odoyá. A grande surpresa é o presente oferecido pelos pescadores, normalmente um escultura, que eles encomendas meses antes para homenagear Iemanjá durante o ritual.



História

Janaína, Princesa de Aiocá, Inaê,  Sereia,  Maria, Mãe-d'água ou  Nossa Senhora, não importa como é chamada, a fé que move jovens, velhos e crianças enaltece aquela que é celebrada no Brasil desse os tempos coloniais.

Contam os pescadores, que a tradicional homenagem à IYemanjá teve início no ano de 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.



No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso da Bahia. Na década de 1960, na capital baiana, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O ocorrido provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá. E por conta desta desavença, a igreja de Santana, em Salvador, estado da Bahia fica fechada no dia 2 de fevereiro durante toda a festa.

Presentes

A equipe de reportagem do Bocão News registrou a entrega de oferendas em alto-mar. Barcos saem carregados de balaios com flores, perfumes, estatuetas. Tudo é lançado ao mar acompanhado de uma oração, um pedido ou um agradecimento.

Para quem não pode ir nos barcos, aguarda o momento de deixar o presente em um dos 700 balaios que serão levados ao mar. Uma grande fila já toma conta do bairro do Rio Vermelho, onde baianos e turistas já esperam cerca de 2h para depositar os presentes no balaio principal das oferendas que serão entregues à Rainha do Mar.

Todo o local já está tomado por uma multidão que leva perfumes, flores, colares, bonecas, além da fé que fez com que muitos chegassem à Casa dos Pescadores desde às 5h.

Fotos: Bocão News
Nota originalmente postada às 9h do dia 2










Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp