Denúncia

Moradores denunciam obra de requalificação em Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga

Valter Pontes/ Secom
Eles reclamam que o correto seria preservar o ambiente natural da região, deixando menos concreto e mais arborização, a manutenção da restinga  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/ Secom

Publicado em 22/04/2021, às 20h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga estão descontentes com a obra de requalificação da orla no formato em que está sendo desenvolvido pela prefeitura de Salvador. A intervenção tem sido alvo de críticas por parte de associações, pois a vegetação característica do local, a restinga, estaria sendo retirada para a implantação de equipamentos esportivos, como quadras. 

Segundo o InfoStellaBA, os moradores reclamam que o correto seria preservar o ambiente natural da região, deixando menos concreto e mais arborização, a manutenção da restinga. 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) alega que as obras seguem com as respectivas licenças emitidas pelos órgãos ambientais competentes e estão sendo executadas respeitando as legislações federal, estadual e municipal.  

O órgão afirmou que os locais onde as intervenções estão sendo realizadas ‘encontram-se totalmente degradados com ocupação desordenada do solo, veículos estacionados e passagem de pedestres, danificando ainda mais o meio ambiente’.

A prefeitura garante que a obra preserva as características originais, como a manutenção do cordão de dunas, além da recomposição e manutenção da cobertura de restinga.  

“A requalificação tem investimento previsto de aproximadamente R$36 milhões, com recursos decorrentes do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Vale destacar, também, que diversos ajustes foram realizados no projeto, inclusive, com modificações do local da implantação das quadras e ciclovias, da criação do projeto para implantação do Parque Ambiental da Restinga, com viveiro no local para facilitar a reconstituição da região e também a plantação de mais de 1.600 árvores, sendo 600 coqueiros na localidade”, elencou a Secult.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp