Denúncia

Vídeo: Antecipação do horário de encerramento da vacinação contra Covid-19 causa revolta no 5º Centro de Saúde

Dinaldo Silva/BNews
Unidade teria encerrado fila para vacinação contra Covid-19 quase 1 hora mais cedo   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 27/10/2021, às 18h57   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Quem chegou ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, no bairro dos Barris, em Salvador, após as 15h desta quarta-feira (27), não conseguiu tomar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Em denúncia ao BNews, populares relataram que a fila para a imunização no local foi encerrada às 15h15, quase uma hora antes do horário informado nos canais da prefeitura de Salvador. 

Leia mais: 
Salvador faz mutirão de terceira dose da vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (27)

Confira quem são os deputados que não se vacinaram contra Covid-19

“O 5º Centro fechou a porta às 15h15. Nós chegamos aqui a pé para nos vacinar e estamos aqui desde as 15h15 sem poder entrar porque fecharam e nenhuma explicação foi dada, enquanto a ordem da prefeitura é que isto funcione até as 16h. Nós queremos entender e até agora estamos aqui apenas com um vigilante sendo o responsável para conversar com a gente”, relatou o professor Silvio Carvalho, que teve a entrada barrada na unidade de saúde. “O horário, segundo a prefeitura, é até as 16h, mas um funcionário do 5º Centro resolve fechar as 15h15. Ninguém se dirige aqui para dar uma posição pra gente”, acrescentou o professor. 

Quem também não conseguiu concluir o esquema vacinal no 5º Centro de Saúde dos Barris nesta tarde, foi a copeira Fabiane dos Santos, que relatou dificuldade em tomar a vacina no local outras duas vezes, mesmo chegando dentro do horário divulgado. 

“Já é a terceira vez que a gente vem, às vezes chegamos aqui 15h15, 15h20, e a gente não consegue porque fecha antes do horário. A gente que trabalha, sai 15h, como é que a gente vai conseguir tomar a vacina? A gente não consegue tomar, porque antes do horário já está fechado. Se está dizendo que é até as 16h, é até as 16h. A gente vem e a empresa reclama porque a gente não entregou o cartão de vacinação ainda”, conta a copeira, ao lado de uma colega de trabalho que tem enfrentado o mesmo problema. 

Assista:

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a entrada de novas pessoas na fila pra vacinação é encerrada, de fato, às 15h, “para evitar maiores transtornos”. 

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que para evitar maiores transtornos, nos pontos de vacinação que apresentaram um volume mais intenso de procura, como o 5º Centro, as equipes de saúde realizam o contingenciamento das filas por volta das 15h, ou seja, encerra a entrada de novas pessoas na fila. Os indivíduos que chegaram aos locais após o horário, foram orientados a buscarem outros pontos de vacinação que apresentavam menor intensidade de procura”, disse, em nota, ao BNews

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que “a gestão disponibiliza o fluxo de cada ponto de vacinação através do site Filômetro, para que as que pessoas possam visualizar a movimentação do local antes de realizar o deslocamento, evitando aglomeração e longas filas”.  

Questionada se a informação sobre a antecipação do horário de encerramento das filas é previamente divulgada pela pasta, a SMS informou que “técnicos da saúde com o apoio da Transalvador fazem essa orientação às pessoas que chegam após o contingenciamento”.

Leia também:
Jovem que desapareceu após sair da casa de avó em Coité, é encontrada

Facção criminosa divulga informe dando prazo para postos baixarem o valor dos combustíveis

Suspeito de estupro obrigava meninas a tomar pilula para ‘voltar a ser virgem’

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp