Economia & Mercado

Alta do preço do combustível é assustadora

Publicado em 07/04/2011, às 22h40   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A escalada do preço do combustível prossegue assustadoramente crescente. A alta dos preços do etanol, que foi de 10,78% em março, também puxou os preços da gasolina no mês passado: alta de 1,97%, contra 0,50% em fevereiro. O etanol é adicionado à gasolina vendida nas bombas dos postos de combustível. Com isso, a gasolina contribuiu com 0,08 ponto porcentual da inflação registrada pelo IPCA em março (0,79%), divulgado hoje pelo IBGE. Como tem peso menor no índice, o etanol teve uma contribuição menor: 0,04 ponto porcentual.

A situação torna um desafio saber escolher qual a opção de combustível mais vantajosa. "Sempre que há alteração no preço do etanol há influência no preço da gasolina, que tem um peso grande no IPCA", observou Eulina Nunes, coordenadora da pesquisa do IBGE.

Segundo Eulina, no primeiro trimestre deste ano, a gasolina já acumula alta de 3,31% e o etanol, de 17,89%. A variação nos preços contrasta com o comportamento dos combustíveis nos três primeiros meses de 2010, quando a gasolina variou apenas 0,32% e o etanol, 4,50%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp