Economia & Mercado

Conta de luz ficará mais cara na Bahia

Publicado em 20/04/2011, às 16h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta sexta-feira (22), os consumidores atendidos pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que atua em 415 municípios baianos, pagarão mais caro pelo serviço de energia elétrica. O reajuste médio a ser repassado será de 9,92%. Para as residências, o aumento será de 9,79% e para as indústrias de 10,16%.

O reajuste foi aprovado na terça-feira (19) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para calcular o reajuste, a Aneel leva em conta a variação de custos da empresa ao longo do último ano, inflação medida pelo IGP-M, ganhos de produtividade da distribuidora, energia comprada e encargos setoriais.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o governo federal, por meio da ANEEL.

No início do mês a Coelba anunciou reajuste da ordem de 11,96%, percentual considerado exorbitante pelo prefeito de Salvador, João Henrique, que adiantou entrar na Justiça contra o aumento. Confrome o site da Aneel, no "pleito da Coelba, a previsão de efeito médio para os consumidores era de 11,96%", o que não foi acatado. O índice homologado pela Agência é o limite  a ser praticado pela empresa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp