Economia & Mercado

Petrobras investe na produção de antigo campo

Publicado em 23/04/2011, às 15h34   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou o projeto de retomada da produção no campo de Dom João, localizado no município de São Francisco do Conde, com investimentos de R$ 230 milhões. A perspectiva é que haja aumento da produção de petróleo, com a perfuração de 40 poços horizontais que devem incrementar mais 2.500 barris por dia para o estado.

A estratégia da Petrobras de revitalizar os campos antigos, chamados de maduros pelos técnicos da Companhia, se iniciou em 2003, com a destinação de maiores investimentos e implantação de novas tecnologias para produzir em reservatórios de petróleo e gás que estão em atividade há muitos anos.

O projeto de retornar às atividades em Dom João tem um caráter inovador, especialmente pelo uso de modernas tecnologias em um campo maduro, descoberto há 64 anos. Os poços serão perfurados a partir do continente, com alto ângulo de inclinação, para atingir os reservatórios de óleo e gás, localizados abaixo do mar.

Esta é uma experiência pioneira na indústria do petróleo mundial, uma técnica desenvolvida na Bahia para perfurar poços de petróleo, com uso da sonda Cross River, ou sonda de travessia, numa tradução livre, tradicionalmente utilizada nas atividades de engenharia. A técnica foi aprovada e a Petrobras já efetuou o depósito da patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, para o devido registro de domínio tecnológico

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp