Economia & Mercado

Metade dos contribuintes não entregou declaração de IR

Publicado em 23/04/2011, às 21h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com informações da Agência Brasil, a  Receita Federal recebeu até as nove horas deste sábado (23) 12,740 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O número representa 53,08% do total esperado - 24 milhões.

Este é o último fim de semana antes do fim do prazo de entrega das declarações. O documento deve ser enviado à Rceita Federal  até as 23h59min59s (horário de Brasilia)  do dia 29 de abril.

A multa mínima para quem não entregar a declaração dentro do prazo é de R$ 165,74, e a máxima chega a 20% do imposto devido. A Receita Federal garante que, como vem fazendo há mais de 15 anos, não prorrogará o prazo para o envio da declaração

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar se está na malha fina. A Receita Federal abriu a consulta ao processamento da declaração pela internet.

O plantão de dúvidas da Receita não funciona neste feriadão de Páscoa, mas muitas dúvidas dos contribuintes podem ser respondidas por meio do Questionário de Obrigatoriedade criado pelo órgão. O serviço de plantão voltará a funcionar apenas na segunda-feira (25).

Um tutorial também está disponível no site da Receita com orientações sobre todas as etapas, desde o download do programa gerador até a restituição do imposto ou eventuais pendências e regularizações. (Com informações da Agência Brasil)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp