Economia & Mercado

Consumidor deve fugir do cheque especial

Imagem Consumidor deve fugir do cheque especial
Taxa de juros da modalidade é a maior desde 2008  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/04/2011, às 19h04   Redação Bocão News / R7


FacebookTwitterWhatsApp


Especialistas em finanças avisam: consumidor fuja do cheque especial! De acordo com o Banco Central (BC), essa é atualmente a modalidade de crédito mais cara do mercado. As taxas de juros do cheque especial tiveram alta em março e atingiram o valor de 174,6% ao ano. O valor é o maior desde dezembro de 2008, quando estava em 174,9%.

Em uma conta simples, seria como dizer que quem pegou um empréstimo no cheque especial de R$ 300 no ano passado, teria que devolver R$ 823,80 ao banco para pagar o crédito e os juros cobrados.

Só para se ter uma ideia da diferença do custo do dinheiro para empréstimos, os juros médios em março ficaram em 45% para as pessoas físicas, valor quase quatro vezes menor do que os juros cobrados no cheque especial.

Conselho - Atualmente, é mais indicado a prática do crédito consignado, com desconto em folha, que tem os menores juros do mercado, hoje em 28,1% em média, de acordo com o BC. A boa notícia é que a participação do crédito consignado no crédito pessoal vem crescendo e, em março, alcançou 59,9%.

De acordo com o BC, este é um sinal de que o brasileiro está mais consciente do custo do empréstimo, e por isso, recorre cada vez mais a modalidades mais baratas de crédito.

Informações R7.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp