Economia & Mercado

Campo de Tupi: potencial confirmado

Publicado em 23/10/2010, às 04h30   Redação Bocão News e Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Rio de Janeiro - A Petrobras confirmou o potencial estimado de cinco bilhões a oito bilhões de barris de óleo equivalente na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), a estatal destacou que o nono poço perfurado comprova que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi e confirma que a espessura do reservatório de petróleo e gás chega a 128m.

Os resultados também confirmaram que as reservas são de óleo leve, de maior valor comercial. O poço foi perfurado sob lâmina d´água de 2.152m e está localizado a 290km da costa do estado do Rio de Janeiro. O bloco é operado pela Petrobras, que detém 65% dos direitos exploratório, em consórcio com a BG Group (25%) e a Galp Energia (10%).

A próxima etapa será de testes para estabelecer a produtividade. “Confirmadas as produtividades esperadas, o consórcio BMS-11 estudará a instalação, no sul da área de Tupi, de um dos primeiros navios-plataforma padronizados que estão sendo projetados para operar no pré-sal da Bacia de Santos”, informou em nota a estatal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp