Economia & Mercado

Presidente da Odebrecht compartilha experiências com jovens universitários

Publicado em 22/01/2013, às 07h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Odebrecht participou do encontro que reuniu mais de cinco mil jovens universitários em todo o país. Durante o 18° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) e o 3° Encontro Nordestino de Empresas Juniores (Eneej), que aconteceu em Salvador, Marcelo Odebrecht explicou como funciona o grupo que emprega mais de 180 mil pessoas e atua em 16 grandes negócios.  “Não somos uma grande empresa, e sim uma confederação de pequenas empresas”. Ele contou ainda que em cada uma das empresas do grupo há um dono, o empresário parceiro, que tem sua equipe e total poder de delegação para administrar seu negócio.

O líder da Odebrecht compartilhou experiências e dividiu alguns dos erros e acertos. "Entre o acionista e o cliente, só pode haver três níveis hierárquicos. São conceitos simples, mas que fazem com que a gente matenha o espírito empreendedor de uma pequena empresa", revelou.

Para evitar armadilhas, o presidente disse que é preciso estar permantemente insatisfeito com os resultados. "Ninguém vive da glórias do passado. E o reconhecimento, na verdade, só aumenta sua responsabilidade". Ele também acredita que grandes decisões não devem ser tomadas por uma única pessoa. "O papel do líder é fazer com que os seus liderados tomem decisões, mas sem abdicar de dever de influenciar e ser influenciado também", completou.

Ao finalizar a palestra, Marcelo Odebrecht deixou bem claro que um líder tem que tomar decisões complicadas o dia inteiro. "Mesmo nas discussões mais calorosas, não leve as críticas para o lado pessoal. A melhor maneira de fazer isso é buscar o que é certo, e não quem está certo".

Publicada no dia 21 de janeiro de 2013, às 17h13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp