Educação

No Brasil, educação é apenas discurso

Publicado em 05/05/2011, às 19h57   Redação Bocão News


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De tantos discursos sobre o tema, já se tornou até repetitivo dizer que a Educação é a semente fundamental para plantar desenvolvimento em qualquer país. Basta verficar que àqueles com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não medem esforços de investimento nessa área.

Mas, de acordo com estudo produzido pela Universidade de São Paulo (USP), os governantes do Brasil continuam sem priorizar a Educação nos projetos de desenvolvimento econômico. Segundo ainda a pesquisa, existe o discurso em defesa da Educação. Porém, esbarra no típico problema do governo brasileiro: as intenções não se traduzem em ações efetivas.

Esse diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira (5), por Romualdo Portela, professor da USP responsável pela pesquisa, durante Seminário Internacional de Educação e Desenvolvimento, promovido pela Organização das Nações Unidas (Unesco).



IPortela analisou os principais planos norteadores pelo governo do ex-presidente Lula e detectou o problema especialmente no que diz respeito ao financiamento para a Educação. Entre os planos de ação, foram estudados o Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 e as duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O professor destaca que na primeira edição do PAC a Educação não aparece e na segundo a área é contemplada exclusivamente com investimentos para a construção de 6 mil creches. No PPA, a Educação é um dos três eixos estruturantes para o desenvolvimento do país, mas o plano não prevê aumento dos investimentos para que se consiga melhorar a qualidade do ensino e aumentar a escolaridade do trabalhador.

O estudo também analisou o Plano Brasil 2022, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Portela destaca que esses documentos são de “perspectiva: indicam aonde o país quer chegar, mas não delimitam ações”. Em ambos a educação ocupa espaço de destaque, mas o princípios indicados não se refletem nos planos práticos.

Informações Agência Brasil

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