Educação

Concurso PC-BA: candidatos fazem apelo a deputados federais baianos

Leitor BNews
Ao BNews, a Vunesp garantiu que tomará "todas as providências para garantir a lisura do concurso"  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 30/04/2018, às 22h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Candidatos do concurso da Polícia Civil da Bahia - realizado no último dia 22, pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp)-, resolveram enviar um e-mail coletivo para os deputados federais por causa das supostas irregularidades ocorridas durante o certame.

Segundo o site Folha Dirigida, 39 parlamentares receberam o e-mail com pedido de ajuda para investigação e anulação do concurso. Eles justificam que, as irregularidades, segundo o e-mail, já estão comprovadas através de fotos e do depoimento dos candidatos espalhados na imprensa e redes sociais. 

"O último Concurso ocorreu em 2013, estávamos esperando há 5 anos por esse Concurso, para podermos entrar na Polícia Judiciária de nosso Estado e nos deparamos com todas essas irregularidades comprovadas através de fotos e vivenciadas presencialmente de fiscais e candidatos burlando a lisura do certame através de celulares dentro de sala de aula. Através de candidatos com gabarito no Aeroporto de Salvador, bem como outras injúrias inapropriadas para um certame de tamanha importância. Dói muito ficar horas e horas estudando, abdicando da família e adentrando madrugadas para tentar êxito na prova e ver ao final de tudo, o desmoronamento de nossos objetivos", diz trecho do texto.

Além disso, foi lembrado que outras seleções já foram anuladas pelo Ministério Público por motivos menores, como o da PRF de 2009.

"Infelizmente a cultura do descrédito se instaurou em nosso país. Mesmo assim estamos lutando e pedindo apoio aos senhores para que intercedam a nosso favor para anular esse certame e que se refaça outro com mais lisura e transparência. De forma mais rígida para que possamos sair com a sensação de dever cumprido e para que principalmente, tenhamos a paz interior de que todo o processo será democrático".

Ao BNews, a Vunesp garantiu que tomará “todas as providências para garantir a lisura do concurso e cumprir à risca o que está previsto em edital. Caso seja verificado qualquer descumprimento editalício, os envolvidos serão excluídos do certame”.

O site recebeu imagens de questões das provas, que não poderiam ser levadas pelos participantes após a realização. Além disso, reproduções de conversas do aplicativo WhatsApp revelam que em alguns lugares o envelope que trazia as provas não estava lacrado, e uma pessoa teria sido vista com uma prova no Aeroporto de Salvador.

O concurso é investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por suspeita de fraude. Nesta semana, candidatos procuraram o BNews e denunciaram supostas irregularidades ocorridas no certame. 

Após as denúncias, o caso é investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A promotora Heliete Viana, vai avaliar todos os documentos para dar início à apuração. 

Relacionadas

Após denúncias, Ministério Público investiga concurso público da Polícia Civil da Bahia
PC-BA: após denúncias, Vunesp afirma que concurso ocorreu "sem intercorrências"
Candidatos denunciam supostas irregularidades ocorridas no concurso da Polícia Civil da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp