Educação

MEC, reitores e políticos discutem educação em Congresso; BNews acompanha direto de SP

Reprodução / Instagram Jeduca
As interfaces entre educação e política serão tema de outras mesas do evento  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram Jeduca

Publicado em 19/08/2019, às 10h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A equipe do BNews acompanha, direto de São Paulo, o 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (Jeduca). O programa Future-se, anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) em julho, os cortes orçamentários, os protestos de estudantes e as declarações polêmicas  de representantes do governo federal colocaram as universidades públicas no centro do debate educacional e serão tema da mesa “A universidade em tempos de conflito”, no primeiro dia do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, que começa nesta segunda-feira (19).

A sessão terá a participação do secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior,  da reitora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Denise Pires de Carvalho, do reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan Agopyan e  da presidente da ANPG (Associação Nacional de pós-Graduandos), Flavia Calé. A mediação será de Mônica Weinberg, jornalista da revista Veja.

As interfaces entre educação e política serão tema de outras mesas do evento. Também no dia 19/8, às 11h45, quatro parlamentares de partidos diferentes e perfis distintos vão discutir a visão novo Congresso sobre educação. A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que já entrou em embates tanto com o ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodrigues quanto com o atual, Abranham Weintraub, já está confirmada.

Além da paulistana, estará presente Caroline de Toni (PSL-SC), ex-líder do MBL (Movimento Brasil Livre) de Santa Catarina. Ela defende que Paulo Freire deixe de ser o patrono da educação brasileira. Também participam os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-SP), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e Rosa Neide (PT-MT), também integrante da Comissão. A mediação será do repórter Paulo Saldaña, da Folha de S. Paulo.

"A Jeduca tem como missão ampliar e qualificar o debate sobre educação, através do jornalismo de qualidade. O debate com diferentes atores do cenário educacional é condizente com nossos valores de independência e pluralidade. Há pautas relevantes sendo discutidas no Congresso Nacional, caso do Fundeb, que precisam de mais atenção da sociedade", afirma Antonio Gois, presidente da Jeduca.

No segundo dia de evento (20), um papo sobre a atual tumultuada cobertura jornalística do Ministério da Educação no governo Bolsonaro terá a mediação da repórter especial e colunista do Estadão, Renata Cafardo, também diretora da Jeduca. O debate será às 9h. Participam da conversa a comentarista da GloboNews e colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, e os repórteres Caio Junqueira, da revista Crusoé, e Hugo Passarelli, do jornal Valor Econômico.

O BNews está em São Paulo realizando a cobertura completa do evento e viajou à convite da Vivo. O jornalista Pedro Vilas Boas chegou no domingo (18). O evento será realizado no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, São Paulo (SP).

O 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio master da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú BBA e Itaú Social, com o patrocínio da Editora Moderna e do Google News Initiative e com o apoio da Abraji, Canal Futura, Colégio Rio Branco, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Escola de Jornalismo de Columbia, Fiquem Sabendo, Instituto Palavra Aberta, Loures Consultoria, Volt Data Lab e Portal Imprensa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp