Educação

USP é a melhor universidade do país; Unicamp ganha 2º lugar no RUF 2019

Gabriel Cabral/Folhapress
Estaduais paulistas dividem o topo pela primeira vez, enquanto as federais UFRJ e UFMG perdem espaço  |   Bnews - Divulgação Gabriel Cabral/Folhapress

Publicado em 07/10/2019, às 06h27   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez desde a criação do RUF (Ranking Universitário da Folha), em 2012, duas universidades estaduais paulistas estão no topo da lista de melhores escolas do país —veja a lista completa aqui. 

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade brasileira no RUF 2019, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) —que avançou duas casas em relação ao ranking do ano passado. 

Em terceiro lugar vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 0,09 ponto a menos que a Unicamp.

As edições anteriores do RUF alternavam no topo a USP e as universidades federais de Minas e do Rio. Nos rankings de 2016 e 2017, a UFRJ desbancou a estadual paulista e ficou em primeiro lugar. 

Neste ano, foram avaliadas todas as universidades ativas do país, um total de 197 instituições públicas e privadas.

As melhores universidades brasileiras seguem concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país. Fora dessa área, o destaque é a Universidade de Brasília (UnB), em 9º lugar.

Mais da metade das 63 federais está entre as 50 melhores escolas no RUF. Isso inclui as que têm sofrido com cortes recentes de recursos públicos, caso da federal de Pernambuco, líder no Nordeste e a 10ª melhor do país. 

Já a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), figura em 18º lugar, seguida pela PUC Rio.

As universidades católicas também têm a melhor avaliação, dentre as privadas, em pesquisa científica — um dos critérios do ranking. 

O RUF também traz a classificação de universidades, centros universitários e faculdades nas 40 carreiras com mais ingressantes do país. 

A avaliação deste ano mostra uma mudança no padrão de procura pelo ensino superior. Pela primeira vez, dois cursos importantes de graduação em humanas —ciências sociais e filosofia— ficaram de fora diante da queda no número de novos alunos.

A quantidade de ingressantes em ciências sociais passou de 9.826 no RUF de 2014 para 5.169 neste ano —uma redução de 47%. Já em filosofia, o número de calouros caiu 20% no mesmo período, de 6.469 para 5.174.

Quem ocupou o lugar destas duas carreiras foram os cursos de moda e de zootecnia, este último um estreante no ranking. 

Em moda, a Anhembi Morumbi oferece o melhor curso do país. Já em zootecnia quem lidera é a USP, que oferece o curso em Pirassununga, a cerca de 200 km da capital.

O direito, recordista nacional em ingressantes desde o RUF 2016, ganha uma avaliação especial nesta edição. A aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) passa a entrar na análise dos cursos oferecidos em 923 instituições. 

Neste quesito, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é quem lidera. A instituição oferece o curso de direito em Franca, que fica a cerca de 350 km de São Paulo. 

Também no topo estão as federais de Pernambuco e de Viçosa (MG). A instituição privada mais bem colocada neste item é a Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio (FGV Rio).

Os dados inéditos do RUF mostram ainda que apenas 6% das instituições que oferecem direito no país têm mais de 50% de aprovação na OAB (foram considerados os exames de 2015, 2016 e 2017). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp