Educação

Governo envia nesta semana projeto à AL-BA de 'bolsa permanência' para alunos da rede estadual

Divulgação
A previsão é que até 260 mil famílias sejam beneficiadas com o benefício no valor de R$ 150  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/03/2021, às 12h12   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado vai enviar ainda esta semana à AL-BA (Assembleia Legislativa da Bahia) o projeto de auxílio financeiro às famílias de alunos da rede estadual de educação, como forma de minimizar o impacto da Covid-19.

A previsão é que até 260 mil famílias sejam beneficiadas com o benefício no valor de R$ 150. Inicialmente, a previsão é que o benefício seja concedido por pelo menos seis meses.

O objetivo do auxílio é garantir a permanência dos alunos nas escolas durante o ensino remoto, e também quando for implantado o modelo híbrido, quando as taxas de contaminação do novo coronavírus permitirem.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT) em coletiva nesta terça-feira (17). O programa é voltado às famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico.

Para receber o auxílio, é preciso cumprir o cronograma escolar, com a retirada e devolução de materiais didáticos, e da presença quando for retomado o ensino presencial.

"Será exigida a permanência e o cumprimento das atividades escolares, mesmo no período remoto, que pegue material na escola e devolva, e tenha frequência escolar no período híbrido", explicou o governador.

Rui Costa acrescentou que o benefício é de grande importância diante da crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19, principalmente por ajudar a movimentar o comércio em cidades menores.

"Teremos uma ativação do estado inteiro da economia com esses recursos sendo injetados, será traduzido em consumos de primeiras necessidades, na ponta, nas cidades pequenas", justificou.

ACUMULATIVO

O governador explicou que a "bolsa permanência" pode ser recebida pelo estudante, paralelamente aos outros auxílios, como o vale-alimentação estudantil.

A condição também vale para os alunos que fazem parte do programa de monitoria "Mais Estudo", que podem receber os outros dois benefícios, além da bolsa como monitor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp