Eleições

População comparece às urnas

Imagem População comparece às urnas
Nos quatro maiores colégios eleitorais, a população enfrentou longas filas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/10/2010, às 15h36   Maiana Brito e Thiego Souza


FacebookTwitterWhatsApp

Nos quatro maiores colégios eleitorais de Salvador – Luiz Viana, Aliomar Baleeiro, Ucsal/Federação e Anísio Teixeira – as longas filas predominavam. Apesar do intenso fluxo de eleitores, na parte da manhã, não foram registrados maiores problemas, de acordo com as coordenações dos locais.

No Colégio Estadual Anísio Teixeira, em Caixa D’Água, na seção 271, um eleitor insistia em votar sem camisa, falando ao telefone celular, e teve de ser encaminhado às autoridades presentes do TRE, que o obrigaram a vestir a camisa antes de se dirigir à urna eletrônica. De acordo com o presidente da seção, Anailton Melquiades, o problema foi rapidamente solucionado e a votação seguiu normalmente.

As filas também estavam grandes no campus da Católica, na Federação. De acordo com o secretário da 126ª seção, Wesley Oliveira, o tempo médio que o eleitor demorava para concluir o voto era de três minutos, por isso as filas estavam grandes. “Além do número grande de candidatos a serem votados, seis, algumas pessoas não tinham intimidade com a máquina e demoravam para realizar a operação, principalmente, os idosos e os embriagados”.

Para Francisco Montenegro, que já estava na fila há mais de 20 minutos, a espera é desagradável. “Essa seção é sempre cheia. Não sei por que não distribuem as pessoas. Todo ano é essa demora”, reclamou o eleitor, que vota no mesmo lugar há 32 anos. De acordo a coordenadora Jaciara Barreto, a intensidade do fluxo é normal, já que são 36 seções na Faculdade.

Na Escola Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, nas primeiras horas de votação imperavam as filas longas. Na maioria, os eleitores eram idosos e pessoas com crianças, por isso a demora na hora de escolher os candidatos. “Geralmente pela manhã o fluxo sempre é maior. Todo ano aqui é assim”, explicou Edméia Vasconcelos, coordenadora.

Ao meio-dia, muita gente ainda chegava para votar no Colégio Luiz Viana, que estava lotado. Ao todo são 40 seções para abrigar 17.744 eleitores. Esta é a maior zona eleitoral de Salvador. No entanto, de acordo com uma das coordenadoras, o número de pessoas até o momento era menor do que nos anos anteriores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp