Eleições

Mendes explica pedido de vista

Imagem Mendes explica pedido de vista
O ministro recebeu ligação de José Serra (PSDB) antes do julgamento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/09/2010, às 19h00   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Foto: Gervásio/SCO/STF
Os ministros Gilmar Mendes e  Cezar Peluso antes do julgamento



Reportagem do jornal a Folha de São Paulo desta quinta-feira (30) revela que o candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), entrou em contato, na última quarta-feira (29), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes horas antes de o magistrado pedir vista ao julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade do PT, que tem o objetivo de derrubar a obrigatoriedade do título de eleitor para se votar.

No retorno do julgamento, Mendes afirmou que nunca foi pautado por questões político-partidárias.  O esclarecimento foi necessário pelo fato de que o PSDB é publicamente favorável à obrigatoriedade. Outro fator que justifica a explicação é que o ministro interrompeu o julgamento, com o pedido de vista, quando sete magistrados do STF já haviam declarados seus votos favoráveis à liminar que a acaba com a obrigatoriedade, o que já representava a maioria necessária para aprovar o requerimento petista e derrubar a obrigatoriedade.

Votação

Após longo discurso Gilmar Mendes declarou seu voto contra a ação do PT, divergindo do voto da maioria, incluindo a ministra e relatora do processo Ellen Grace. O único a acompanhar o voto de Mendes foi o presidente do STF, Cezar Peluso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp