Entretenimento

Festival da cultura japonesa será realizado no final do mês na AABB

Imagem Festival da cultura japonesa será realizado no final do mês na AABB
Este será o sexto ano consecutivo do evento em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/08/2012, às 06h29   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) realiza no próximo mês o VI Festival da Cultura Japonesa – XXI Bon Odori. O evento acontece nos dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, das 10h às 23h.

O Bon Odori, festa religiosa de tradição budista, faz uma homenagem às almas dos antepassados, com músicas alegres e danças em rodas iluminadas com inúmeras lanternas e ao som de Taikô (instrumento de percussão japonês).

A comunidade nipônica de Salvador, por meio da Anisa, realizou o primeiro evento na cidade em 1992 e hoje o evento atrai milhares de pessoas, com apresentações culturais japonesas, comércio de produtos orientais, culinária, tecnologia, religião, esportes e oficinas.

O tema deste ano é Mangá, conhecido no Brasil como história em quadrinho japonesa. Os mangás são artes gráficas que fazem parte da cultura oriental desde os séculos XI e XII. No Japão, os mangás representam quase 40% de todo o material impresso comercializado. O Brasil, país com a maior colônia japonesa fora do Japão, foi a primeira nação ocidental a criar uma associação dedica aos mangás, a Abrademi (Associação Brasileira de Mangá e Ilustrações), fundada em 1984.

O Festival da Cultura Japonesa conta com incentivos do Governo Federal - Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; do Governo do Estado da Bahia, com o FazCultura; e da Prefeitura do Município de Salvador. Neste ano, o evento passa a fazer tarde do calendário oficial de festividades da cidade de Salvador.

Matéria publicada dia 15 de agosto às 16h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp