Entretenimento

Segurança do Festival: balanço completo é apresentado ao Bocão News

Leonardo Santana
Coronel responsável há 15 anos pela festa apresenta dados dos dois primeiros dias  |   Bnews - Divulgação Leonardo Santana

Publicado em 19/01/2013, às 20h35   Caroline Gois e Leonardo Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Estrutura de cidade. Assim definiu o Festival de Verão o Coronel Valter Leite, responsável há 15 anos pela segurança do maior evento do país nesta temporada. Especialista em levar a tranquilidade a grandes eventos nacionais e internacionais, Leite conversou, com exclusividade, com a equipe do Bocão News, na noite do terceiro dia do evento. "O Festival está tranquilo. Claro que o evento é uma mistura - não só de idade, ética, cronológica. Mas, o principal problema, sem dúvida, é abebida", disse o coronel dentro da sala de um dos boxes localizados na lateral interna da entrada do Parque dos Exposições. Local que, há mais de uma década, se transforma na casa dele. "Moro aqui durante todos os dias da festa. Foi sempre assim. Acompanho tudo de perto", contou.

Segundo ele, é difícil ter um controle sobre a quantidade de álcool consumida pelos jovens, ato considerado pelo militar como "conceito jovem". "Há um uso excessivo da bebida, mas ainda assim, não tivemos este ano na área de saúde nenhum caso grave", afirmou, ressaltando que nenhuma ambulância precisou ser utilizada para o trasnporte de qualquer paciente. No primeiro dia do Festival, 174 pessoas foram atendidas no posto de saúde. Já no segundo, este número subiu para 194.


Quando o assunto é a violência registrada no Parque, o coronel fez questão de apresentar dados comparativos. "As ocorrências não aumentaram. Em 2012, nos dois primeiros dias foram registrados 113 casos. Já neste ano, no mesmo período, 72", exemplificou.

Até às 22h desta sexta-feira (18), houve apenas uma ocorrência no Juizado de Menores por conta do uso de bebida alcoólica. Com relação aos documentos perdidos, 407 já foram achados. Sendo que, deste número, 125 já foram entregues.

Três palcos, uma tenda eletrônica e cerca de 200 mil pessoas. Para assegurar o funcionamento com tranquilidade de toda esta estrutura são contratados 21 mil profisisonais, rodeados de 600 policiais militares, 30 civis, 40 brigadistas socorristas, 30 agentes do Juizado de Menores, 70 bombeiros, além de 780 seguranças particulares contratados.

Todo este grande evento é pensado e organizado durante todo o ano. "Entrego o projeto sempre em outubro. Isso porque a Polícia Federal, a Sucom, o Juizado, todos têm que aprovar. Os organizadores têm o cuidado e a experiência para oferecer ao público todos os anos um evento que não fica atrás de nenhum lá fora", complementou.

Apesar de tantos números e tantos anos ligado ao Festival, o coronel Valter Leite confessa que não assiste a show algum e que vê mesmo o que é registrado pelas 14 câmeras espalhadas pelo espaço. "Nosso Festival é incrível. A estrutura cresce a cada ano. Está mais espaçoso, mais amplo, mais seguro. Este, sem dúvida, considero ser o melhor Festival de Verão de todos os anos", concluiu.


Foto: Leonardo Santana // Bocão News
Matéria publicada dia 18 de janeiro às 23h02



Confira a galeria de fotos aqui

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp