Entretenimento

Copa do Mundo: Carlinhos Brown apresenta a Caxirola

Roberto Viana
Instrumento substituirá a Vuvuzela, utilizada na África do Sul  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 02/02/2013, às 08h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor Carlinhos Brown criou a Caxirola, instrumento musical que irá substituir a Vuvuzela, utilizada na África do Sul. A intenção do músico é unir a torcida brasileira em um só ritmo, como diz o próprio lema do torneio mundial.

“É um processo que não se explica, veio da alma, da musicalidade, experiência rítmica e cultural”, disse Brown em entrevista ao Estadão. “No Brasil, buscamos um conceito de instrumento que introduzisse o ritmo que, com a voz, gera uma combinação perfeita para a participação da torcida. A Caxirola é a tradução poética de várias raízes culturais do nosso País, incluindo o Caxixi, com desempenho instrumental idiofônico, do tipo chocalho, muito utilizado na capoeira e na MPB”, complementou ao falar sobre a inserção do instrumento como forma cultural.

Em relação à aceitação do instrumento, Brown reforçou que a Caxirola é uma plataforma sócio-cultural-ambiental e que, através do instrumento, construirá uma série de eventos para promoção da cultura, do ritmo brasileiro, além de incentivar a geração de empregos e promover a boa prática sustentável industrial.

Brown declarou também que deverá utilizar o instrumento no carnaval de Salvador. “O carnaval será essencial para os ensaios da grande torcida num só ritmo que queremos formar. Caxirola é gregária, e os artistas brasileiros, com certeza, ajudarão a descobrir toda a versatilidade deste novo produto”, complementou.


Confira o vídeo de Carlinhos Brow utilizando a Caxirola:





Foto: Roberto Viana
Nota originalmente postada às 17h do dia 1º

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp