Esporte

TCU promete rigor em fiscalização da Copa 2014

Imagem TCU promete rigor em fiscalização da Copa 2014
Valmir Campelo afirma que não aceitará desculpas irregularidades  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2011, às 21h56   Redação Bocão News / Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp


Valmir Campelo, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), adverte: os possíveis atrasos em obras para a Copa de 2014 - como construção e reforma de estádios ou ampliação de aeroportos - não serão desculpas para dispensas de licitação ou aditivos contratuais que elevem excessivamente os custos finais, como ocorrido nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Campelo é relator dos processos de fiscalização dos projetos da Copa do Mundo. “Eu espero que não [haja elevação nos preços finais]. Mesmo porque, para haver aumento em uma obra já contratada, é preciso que haja muita justificativa, porque nós vamos punir os responsáveis. Nós estamos procurando evitar o que aconteceu no Pan.”, afirma.

Apesar de inúmeras obras estarem atrasadas no país, o ministro frisou que acredita no sucesso do evento e na inauguração dos equipamentos a tempo de realizar a Copa das Confederações, em 2013. A competição servirá como teste para a estrutura que o Brasil apresentará ao mundo no ano seguinte.


O ministro ressaltou ainda que, ao contrário do que ocorreu no Pan, o atraso nas obras não se deve à falta de liberação de recursos, que já estão disponibilizados por meio da Caixa Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Ele reconheceu, no entanto, que existem entraves legais, como a emissão de licenças ambientais, que podem atrasar o processo.

A posição e a avaliação do TCU sobre os processos de projetos e obras para a Copa foram divulgadas em um relatório apresentado na última semana, em que o órgão faz uma análise detalhada do estágio de cada uma das obras para o mundial, incluindo estádios, aeroportos, portos e obras de mobilidade urbana.

Informações da Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp