Esporte

Mar de Cairu é cenário de campeonato

Publicado em 23/10/2010, às 12h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro as águas calmas da Ilha de Tinharé, na Baia de Camamu, baixo sul da Bahia, região conhecida como Tabuleiro Valenciano ou ainda Costa do Dendê,  vão se agitar com o reboliço do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, evento que reunirá cerca de 50 embarcações que estarão participando das competições.

O campeonato será ancorado na praia da Gamboa, município de Cairu, durante oito dias com quatro regatas oficiais, uma especial de abertura e uma de encerramento. Alguns dos participantes já estão na região treinando para a competição, uma das mais importantes dos esportes náuticos do Brasil.

É o caso de Remo Zucchi, campeão master da classe Hobie Cat em 2009, que já colocou seu barco, modelo HC16 no mar e iniciou sua preparação para a disputa. Esta semana está prevista a chegada da família Lowy, formada pelos atletas Ricardo, Ricardo Júnior e Alan.

Horst Drechsler, um dos coordenadores do evento, considera normal a antecipação da chegada dos participantes  para ambientação e treinamento. Segundo ele, da mesma forma que na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, em eventos desta natureza é comum que os atletas e os barcos cheguem mais cedo.

Nomes de peso da vela brasileira confirmaram presença no campeonato. Entre eles, Bernard Arndt, o Baby, campeão brasileiro e sul-americano da classe Hobie Cat 16, em 2007 e 2009, medalha de prata no Pan-americano de Havana em 1991, e representante do Brasil nas olimpíadas de Seul em 1988, Barcelona em 1992, e Atenas em 2004.

O pernambucano Cláudio Cardoso, campeão mundial de Hobie Cat 16 e 14 e medalha de prata Pan-americano de 1999, e o velejador e escritor Beto Pandiani, que realiza expedições de alto desempenho por águas internacionais estão entre os participantes. 

Com o patrocínio da prefeitura de Cairu, o campeonato Brasileiro de Hobie Cat é uma realização do Iate Clube do Morro de São Paulo, em parceria com a Federação dos Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), a Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e a Flotilha Baiana de Hobie Cat.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp