Geral

Servidores do Judicário fazem manifestação no CAB

Publicado em 13/04/2011, às 11h57   Maiana Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Fotos Roberto Viana


Para pressionar os parlamentares pela aprovação da PEC 190, na Câmara Federal, que prevê a criação de um Estatuto único para reger os servidores do Judiciário estaduais e federais, os funcionários fazem manifestação nesta quarta-feira, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia. De acordo com o Sinpojud, a luta se estende desde 2007. Se a emenda for aprovada, segue para o Supremo Tribunal de Justiça que vai inserir o artigo 93 na Constituição Federal.

Os servidores saíram da praça do Fórum Ruy Barbosa e seguiram para o CAB, onde fizeram passeata do TJBA até a Assembleia Legislativa. Após manifestação, os empregados voltam para o Campo da Pólvora, onde continuam a mobilização.

“Exigimos um tratamento igualitário. Se os atos praticados são os mesmos dentro da Justiça, por que os empregados são tratados de forma diferenciada? Precisamos nos unir para reverter este quadro. Por isso, estamos mobilizados nacionalmente”, explica o diretor do Sinpojud (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia), Jorge Dias.
De acordo com Jorge Dias, é preciso fazer os parlamentares entenderem a necessidade de aprovar o projeto, pois além dos funcionários, a população é prejudicada com os problemas da Justiça brasileira. “Nós que estamos no dia a dia da população é que recebemos as reclamações e reconhecemos as carências, mas não podemos fazer nada”. Segundo o sindicalista, há uma defasagem de 70% no Judiciário e o reflexo é diretamente na sociedade.

Hoje, a presidente do Sindicato, que também preside a Federação dos servidores do Judiciário, Maria José Silva, está em Brasília, para comandar o movimento, ao lado dos autores da PEC, os deputados federais do PCdoB, Alice Portugal (BA) e Flávio Dino (MA).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp