Geral

Concessão pode ser o futuro do Parque de Exposições; PPP está descartada

Publicado em 09/04/2015, às 15h00   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma área de 450.000m², o Parque de Exposições da Bahia pode virar um espaço multiuso, com capacidade para receber feiras, shows, formaturas e eventos diversos. Em conversa exclusiva com o site Bocão News, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, afirmou que algumas intervenções já foram autorizadas pelo governador Rui Costa (PT), cujos projetos ainda serão concluídos e os valores podem ser estimados de 10 a 30 milhões de reais.

"O governador já nos autorizou a fazer estas intervenções que inclui as baias do parque. Devemos colocar lá estruturas móveis, o que nos possibilitará ganhar mais espaço, cerca de 8.000m² a mais”, explica o secretário. Ainda segundo Pelegrino, uma nova pavimentação também está prevista nesta intervenção que só terá inicio após as conclusões do projeto.

Palco de um dos maiores festivais de música do país – Festival de Verão Salvador -, o parque ganhará a possibilidade de servir ainda como um centro de convenções, já que o pavilhão do Centro de Convenções tradicional – localizado no Stiep - está interditado e breve será relocado para outro ponto da capital baiana, possivelmente próximo ao terminal náutico do Comércio, conforme afirmou ao Bocão News o secretário de Comunicação da Bahia, André Curvelo.

Fontes ligadas ao Bocão News revelaram que o secretário Nelson Pelegrino estaria com conversas adiantadas junto ao empresário Alex Amaral, dono do camarote Planeta Othon e criador do Festival de Verão, evento que ocorre há 16 anos no Parque de Exposições. A conversa seria para que Alex assumisse a administração do parque pelo menos no quesito realização de eventos. Entretanto, o secretário negou que Alex Amaral assuma o parque, mas admitiu ter tido conversas com o empresário.  "Conversamos sim, mas foram apenas conversas, sugestões. Ele tem a experiência de alguém que está no parque há trinta anos, conhece o espaço e tem muito a nos passar. Mas, o que se pensa em fazer é algum tipo de concessão, que ainda não foi autorizado pelo governador, afirma Pelegrino.

Sobre a concessão, o secretário diz ainda que caso aprovado por Rui Costa, haverá abertura pública de um processo licitatório, "como manda o figurino", garantiu o petista. Pelegrino também descartou a possibilidade de uma PPP (Parceria público-privada). "Não seria o caso para o Parque de Exposições", concluiu.

Já sobre quando o Parque deixará de ser um local abandonado e que não atrai tantos recursos, apesar de receber eventos durante todo o ano, o secretário afirma que neste momento os olhos se voltam para o local cuja atenção deve ser imediata. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp