Geral

Quatro ferries não estão dando conta do serviço

Publicado em 21/04/2011, às 08h15   Fabíola Lima e Maiana Brito


FacebookTwitterWhatsApp


Fotos Roberto Viana

Haja paciência para quem quer deixar Salvador nesta quinta-feira (21) para passar o feriado prolongado da Páscoa. A Estação Rodoviária está um pandemônio. A BR 324, principal saída da cidade, registra congestionamento de mais de 70 quilômetros. A cena se repete na saída para o Litoral Norte, onde é grande o movimento de carros. No sistema ferry boat, ninguém aguenta o tempo médio de espera de três horas, mesmo para pedestres. O morador de Salvador está mesmo ilhado e sem opção

Depois uma semana conturbada, com inúmeros problemas com as embarcações, a Capitania dos Portos liberou o Pinheiro e o Ivete Sangalo – as duas ficaram à deriva –, que completam a frota para o feriadão com o Ana Nery e o Maria Betânia. O que não está resolvendo os problemas das longas filas enfrentadas pelos usuários desde a quarta-feira (20).

A fila de pedestre deixou as dependências do terminal de São Joaquim e invadiu aAvenida Frederico Pontes no sentido Comércio. O tempo médio de espera para embarque é de três horas. Para quemquer fazer a travessia de carro, a situação não é diferente. A longa fila de veículos é desanimadora. O tempo médio de embarque é de quatro horas.


De acordo com a TWB – empresa que administra o sistema ferry boat – 90 mil pessoas e 10 mil veículos devem passar pelo terminal entre hoje e domingo (24). Mesmo no esquema do bate e volta, as quatro embarcações em operação não estão conseguindo atender a demanda e há muita reclamação.

Os dois ferries que passaram por reparos voltaram à operação na noite desta quarta-feira (20), quando o fluxo de passageiros já estava intenso. As passagens com hora marcada já esgotaram. Segundo a assessoria da concessionária, quem chegou ao terminal até as 7h desta quinta (21), viajou sem pegar fila.

Continua a suspensão de embarque de veículos de grande porte (ônibus, microônibus, jamanta, caminhão simples e trucado), que só deve ser liberado na terça-feira (26).

Quem não quiser enfrentar o estresse do ferry, tem a opção de fazer a travessia para Mar Grande nas lanchas do Terminal Náutico, no Comércio. Segundo informações da Astramab, 13 embarcações operam na manhã desta quinta-feira, feriado de Tiradentes, com saída de 15 em 15 minutos. A última lancha está prevista para sair do terminal às 19h30.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp