Geral

Brasília deve se tornar uma região metropolitana

Imagem  Brasília deve se tornar uma região metropolitana
Especialista aponta crescimento do Distrito Federal  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/04/2011, às 22h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

As áreas urbanas de Brasília vão mudar consideravelmente nos próximos anos. A tendência, de acordo com o professor de geografia da Universidade de Brasília Aldo Paviani é que, com o crescimento acelerado da população e a especulação imobiliária, as cidades acabem formando uma só região metropolitana, assim como ocorre em São Paulo e Belo Horizonte.

"Brasília é uma cidade polinucleada, ou seja, tem um núcleo central que é o Plano Piloto, e outros núcleos múltiplos (regiões administrativas). Ultimamente o que se nota é um emendamento de dois ou mais núcleos", afirmou.

De acordo com ele, a cada ano há uma nova cidade no Distrito Federal, com cerca de 70 mil habitantes. "Essa é uma perspectiva que eu faço. Mas é o que está acontecendo. A gente passa pela cidade e nota que o polinucleamento diminuiu. Vai se tornar uma São Paulo, sem espaços livres para as futuras gerações."

Atualmente, de acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Distrito Federal tem 2,6 milhões de habitantes. Além de Brasília, há ainda 30 regiões administrativas, anteriormente chamadas de cidades satélites.


As informações são da Agência Brasil


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp