Geral

Parceria entre Sesab e Irecê viabiliza curso de medicina no município

Publicado em 07/05/2015, às 13h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A partir do próximo ano, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, deve se transformar em hospital universitário, com a instalação de um curso de medicina no município. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) habilitou o município junto ao Ministério da Educação (MEC), que este ano lançou um edital de chamamento para que 22 cidades em todo o país recebam cursos particulares de medicina, como parte do Programa Mais Médicos. A parceria entre os entes foi assinada nesta quinta-feira (7), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a estratégia em consonância com o Ministério é equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais. “Estamos fazendo a nossa parte, que é possibilitar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e expandir sua regionalização”, afirmou o secretário, que ressaltou ainda que o MEC reavaliará o município e dará parecer até junho deste ano.

O Estado ofertará parte dos 120 leitos da unidade hospitalar, a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para implantação da instituição de ensino que se credenciar junto ao Ministério. Segundo o prefeito de Irecê, Luiz Sobral, a intenção é que haja uma robusta incorporação de mão de obra qualificada, representada pelos estudantes e professores, além dos benefícios inegáveis ao município e região, que contará com um atendimento cada vez mais digno.

Antes deste sistema ser adotado, a abertura de vagas privadas de medicina era proposta pelas instituições de ensino, que indicavam onde queriam abrir faculdade. Com este novo modelo, adotado pelo Programa Mais Médicos, é o Governo que indica onde tem interesse em abrir vagas e, em seguida, as faculdades se candidatam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp