Geral

TCM mantém parecer desaprovando contas da Câmara de Ipiaú

Publicado em 26/04/2011, às 17h03   Márcio Martins


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) manteve, nesta terça-feira (26), decisão da primeira apreciação que rejeitou as contas da Câmara Municipal de Ipiaú referente ao exercício de 2009, gestão do então presidente vereador José Andrade Mendonça. O pedido de reconsideração foi rejeitado pelos auditores do TCM em decisão unânime.

O TCM reconsiderou apenas a multa de R$ 1.500 aplicada na avaliação anterior e manteve a rejeição das contas baseado nas infrações detectadas.

O vereador José Mendonça ainda tem como lutar contra a inelegibilidade decorrente da condenação do TCM. Ele pode entrar com ação na Justiça comum e protelar por um bom tempo o processo até as próximas eleições, suspendendo a condição de inelegível por 8 anos até julgamento do mérito.

O relator das contas da Câmara de Ipiaú propôs, em parecer prévio, a rejeição devido a irregularidades como a realização de despesas imoderadas ferindo os princípios constitucionais da razoabilidade e economicidade, utilização de créditos adicionais suplementares sem o decreto do executivo correspondente, não cumprimento de dispositivos constitucionais,  inserção de dados no sistema da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) após encerramento dos prazos, além de desobediência à resoluções do TCM.    

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp