Geral

Feriadão leva milhares à Aparecida

Publicado em 10/10/2010, às 21h32   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Até terça-feira, 12, quando acontece a festa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cerca de 400 mil féis visitar a basílica de Aparecida, a 180 quilômetros  da capital paulista, de acordo com a estimativa da administração do local. Muitos anteciparam a viagem e lotaram o Santuário Nacional de Aparecida neste domingo, onde acendem velas, fizeram orações e pagaram promessas.

 Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada rainha do Brasil epadroeira oficial em 16 de julho de 1930, por decreto doPapa Pio XI, quando foi coroada. Em junho de 1980, pela Lei nº 6.802, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia à devoção. Por esta Lei a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do país.

Em 4 de julho do mesmo ano o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a basílica nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, com a celebração de uma missa solene, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente o monumento construído em Aparecida.

Dia da Criança – Nesta data se comemora também o Dia da Criança, criado no Brasil na década de 50 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. A Câmara aprovou a idéia e o dia foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Artur Alvin,por meio do decreto nº 4867 de 1950.

Oficialmente, o Dia Mundial da Criança é comemorado em 20 de novembro, data que a ONU reconhece como sendo o Dia Universal das Crianças, por ter sido nesta data aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. 

Em Portugal, por exemplo, o dia das crianças é festejado em 1 de junho. Foi nesta data, no ano de 1950, que o mundo inteiro comemorou, pela primeira vez,  o Dia da Criança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp