Geral

Bolívia libera garimpeiros

Publicado em 11/10/2010, às 16h47   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Dos 31 garimpeiros brasileiros detidos na cidade de San Ignacio de Velasco, em Santa Cruz, pelas autoridades bolivianas sob a acusação de exploração ilegal de ouro, 25 retornarão ao Brasil, quatro terão sua residência na Bolívia regularizada e dois responderão a processo por mineração ilegal.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, todos já estão sendo atendidos pelo consulado do Brasil. Dois deles, que estavam sem passaporte, já tiveram seus documentos provisórios emitidos. A assistência está sendo prestada pelo Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e da Cônsul Honorária do Brasil em San Ignacio.

Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), o governo boliviano enviou forças militares a cerca de 15 minas de ouro na zona de Chiquitanía, localizada em Santa Cruz, com o objetivo de frear a exploração ilegal e o contrabando do produto. As suspeitas é que haja envolvimento de cooperativas nacionais e estrangeiras, e entre elas, estariam algumas empresas brasileiras..

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags