Geral

População está envelhecendo

Publicado em 13/10/2010, às 18h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil parece estar seguindo o exemplo dos países desenvolvidos, isto porque um estudo apresentado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE) divulgou que a população brasileira vai aumentar consideravelmente daqui a 20 anos, chegando a um total de 206,8 milhões de pessoas. Depois disso começará a diminuir.

Segundo o Ipea, está havendo uma redução da mortalidade infantil e da fecundidade, o que possivelmente provocará mudanças importantes na estrutura etária do país que começará a apresentar uma população “superenvelhecida”, reproduzindo a experiência de vários países, como Europa Ocidental,  Rússia e Japão.”

Em 2009, a taxa de fecundidade foi de 1,8 filho por mulher. Para esta década, o Ipea  estima uma taxa média de crescimento da população de 0,9% ao ano, menos de um terço observada no período de 1950 a 1970 (3,0%), quando a população brasileira registrou os mais elevados índices de crescimento.

Segundo o levantamento, a redução na fecundidade foi observada de maneira generalizada, em todas as regiões do país, em todos os grupos sociais, e nos variados níveis de escolaridade, embora com ritmo diferenciado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp