Geral

Odebrecht S.A. anuncia novo diretor

Publicado em 12/05/2017, às 12h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Odebrecht S.A. anunciou nesta sexta-feira (12) o novo Diretor Presidente Luciano Nitrini Guidolin, 44 anos de idade, paulista descendente de migrantes italianos, formado em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP e com mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard (EUA). Luciano Guidolin é considerado no grupo como líder de uma nova geração de empresários. Ele substituirá Newton de Souza, que estava no cargo desde 2015 e será Vice-Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A.
A mudança é mais uma etapa no processo de transformação da Odebrecht. Nos últimos dois anos, Newton de Souza teve papel importante na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Acordo de Leniência com o Ministério Público Federal no Brasil e a Justiça dos Estados Unidos e da Suíça. Acordos semelhantes estão sendo negociados em outros países.
Sob a liderança de Newton, a Odebrecht criou um novo modelo de governança, com maior número de conselheiros independentes e o fortalecimento do Sistema de Conformidade. Newton iniciou a reestruturação empresarial com a venda de vários ativos para aumentar a liquidez do grupo. Há 15 dias, foi concluída a venda da Odebrecht Ambiental. No mesmo momento, acordo fechado com os maiores bancos brasileiros permitiu que os recursos da venda, aproximadamente R$ 2,5 bilhões, sejam investidos nos próprios negócios, dando ao grupo fôlego de caixa no horizonte de dois anos.
Luciano Guidolin começou na Odebrecht como estagiário nas empresas que deram origem à Braskem. Durante 12 anos, passou por várias áreas da empresa petroquímica (Comercial, Planejamento, Marketing, Tecnologia e Exportação), até chegar a Diretor. Em três anos de implantação e expansão da antiga ETH, hoje Odebrecht Agroindustrial, foi Diretor Financeiro e de Planejamento. Teve passagem de um ano como VP de Finanças na holding Odebrecht S.A. e voltou à Braskem, onde permaneceu durante cinco anos como Vice-Presidente da Unidade de Polímeros Brasil e Europa e de Tecnologia & Inovação. No início de 2017, assumiu como Vice-Presidente de Investimentos da Odebrecht S.A., o que ampliou sua visão sobre todos os negócios do grupo. 
O novo DP dará continuidade à reestruturação empresarial e ao desafio de levar a Odebrecht de volta ao crescimento, a partir do compromisso assumido pelo grupo – o de atuar sempre com ética, integridade e transparência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp