Geral

José Rodrigues no Bocão

Imagem José Rodrigues no Bocão
Novo secretário da Saúde abriu o jogo na rádio Sociedade AM  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2010, às 16h15   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal da Saúde, José Saturnino Rodrigues, foi o convidado desta quinta-feira (21), no Programa do Bocão, na rádio Sociedade AM. Essa foi a primeira entrevista em estúdio concedida pelo substituto de José Carlos Brito. Durante quase uma hora, ele conversou com José Eduardo e respondeu perguntas de ouvintes e da reportagem do Bocão News.

Logo de cara, o âncora do programa quis saber se José Rodrigues já havia se inteirado da situação da secretaria. “Fiz uma visita rápida antes da posse e também já estou com um relatório em mãos. Ainda tenho conhecimento superficial, mas, com certeza, vou me aprofundar em tudo que diz respeito à saúde do município. Hoje, saio daqui direto pra lá”, disse.

Zé Eduardo usou uma matéria do Bocão News assinada por Luiz Fernando Lima para questionar se o secretário foi realmente indicado pelo senador eleito Walter Pinheiro (PT). “Não entro nesta ciranda política. Não tenho filiação partidária. Conheço Pinheiro e o secretário estadual Jorge Solla (Saúde), mas acredito que agora nós teremos uma relação mais próxima. Quero trabalhar com todo mundo em busca de mais recursos para a Prefeitura”.

Em seguida, José Rodrigues revelou que conversou com o prefeito João Henrique com o objetivo de sensibilizar a administração local para que a saúde receba o repasse constitucional de 15% do orçamento. Além disso, depois de ser confrontado sobre a realidade financeira da pasta, ele garantiu que iria procurar o secretário da Fazenda, Flávio Mattos, para “afinar os bigodes”. Foi aí que Zé Eduardo alfinetou: “parece que o entrave está justamente aí”.

Cara a cara com a realidade

Depois desse bloco, foi aberta a participação para os ouvintes. Adailton, de Sussuarana, reclamou da falta de insulina nos postos municipais. “Farei uma visita a todas as unidades. Quero avaliar a situação e identificar as principais demandas de cada localidade”, prometeu o gestor. Outra ouvinte, do bairro de Tancredo Neves, aproveitou a audiência da Sociedade para fazer um alerta ao secretário. “Tome cuidado. José Carlos Brito saiu de lá porque desviaram dinheiro da saúde para fazer a campanha da primeira-dama Maria Luiza”, disparou.

Meio sem jeito, José Rodrigues preferiu não comentar o assunto.

Da reportagem do Bocão News, o entrevistado foi convidado a comentar como iria resolver a situação dos agentes de saúde e combate à endemias que lutam pela mudança do regime de trabalho. “Estive com o líder desse movimento, que me deu uma introdução geral sobre o assunto. Mas, é preciso verificar a legalidade da mudança e avaliar se há recursos em caixa. Soube através do próprio Bocão News que a mudança podia gerar um impacto de mais de R$ 20 milhões no orçamento. Precisamos nos inteirar de tudo e fazer o melhor para os agentes e para a Prefeitura”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp