Geral

Sesp quer educar população

Publicado em 23/10/2010, às 15h09   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador é uma cidade suja e fedida, o que não é nenhuma novidade. Grande parte da responsabilidade por esta realidade, no entanto, é da própria população que não contribui para manter a limpeza. Pelo contrário, as denúncias da imprensa mostram que grande parte da sujeira é resultado da falta de educação do povo, acostumado a jogar lixo em qualquer lugar, especialmente nas ruas e praias sem a mínima cerimônia.

Poucas pessoas acondicionam os resíduos em sacos e respeitam os horários de coleta, colocando os sacos nas calçadas a qualquer hora. As praias, mais freqüentadas em dias de sol, viram verdadeiros depósitos de lixo resultado da falta de educação e conscientização de banhistas e comerciantes. Homens fazem das vias sanitários públicos sem o menos pudor.

Mudar essa imagem é o objetivo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) que iniciarão, a partir da próxima terça-feira (26), uma ampla campanha educativa buscando conscientizar a população sobre a necessidade de manter a  cidade limpa.

A campanha será deflagrada às 9 horas em áreas do centro, na região do Politeama de Baixo, Salete, Alegria dos Barris. A ação da Sesp pretende orientar moradores, comerciantes, ambulantes, catadores e moradores de rua sobre as formas de evitar a sujeira e focos de lixo.

Técnicos e estagiários da secretaria vão conversar com a população, distribuir folhetos e mostrar a importância de por fim à prática de jogar lixo na rua e descartar os resíduos após os horários de coleta.  As medidas tem por objetivo evitar lixo e mau cheiro, além de prevenir doenças e surgimento de animais nocivos à saúde, a exemplo de ratos.

A Limpurb distribuirá folhetos com as informações sobre os dias e horários da coleta de lixo naquele local, orientado moradores e comerciantes a não colocarem o lixo, mesmo que devidamente armazenado em sacos plásticos, em locais públicos após o horário do seu recolhimento pelos caminhões da coleta. Também recomendarão a manutenção das calçadas sempre limpa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp