Geral

Segundo turno

Publicado em 26/10/2010, às 00h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O feriado de Finados, 2 de novembro, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente no número de eleitores que devem comparecer às urnas. Isso porque o feriado ocorre na terça-feira, dois dias depois do segundo turno das eleições. Outro fator é o dia do Funcionário Público (28 de outubro) que será comemorado em 1º de novembro.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto diz que em sua avaliação os candidatos que disputam às eleições no segundo turno devem perder votos. Segundo ele, se apenas funcionários públicos viajarem, é possível que Dilma perca votos, já que eles são possíveis eleitores da petista por causa dos oito anos de arrocho salarial que viveram quando o PSDB estava no governo. Em contrapartida, ele também lembra que boa parte dos eleitores é de classe média e que devem estar do lado de Serra, que o prejudica também.

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem feito a inscrição para votar em trânsito deverão justificar a ausência. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

(Agência Brasil)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp