Geral

Câncer de pênis

Publicado em 25/10/2010, às 17h57   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Homens, fiquem atentos. Para quem acha que somente as mulheres podem ter problemas graves no útero, o câncer de pênis tem feito vítimas em todo o país.

A falta de higiene pessoal é a principal causa para o alto índice dessa doença que atinge a clase masculina. São mais de mil amputações de pênis por ano no país, na maioria das vezes, em pessoas de baixa renda.

O relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aponta que esse tipo de câncer representa 2% dos casos da doença em homens. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual é de 10% para cada 100 mil casos de câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados na Bahia 24 mortes por câncer de pênis e 131 internações somente em 2009. Especialistas afirmam que a fimose e o acúmulo do esmegma (secreção que se forma entre a glande e o prepúcio) elevam os riscos para adquirir este tipo de enfermidade.

Segundo o urologista Alexandre Crippa, do Hospital das Clínicas da USP, os sintomas como feridas no pênis podem ser facilmente caracterizados como problemas menores. A confusão com patologias sexualmente transmissíveis leva à automedicação em muitos casos, o que possibilita o agravamento dos sintomas e a procura médica tardia.

Uma detecção precoce do câncer pode impedir a mutilação e fazer com que o paciente mantenha uma vida sexual ativa e, principalmente, se livre do tumor maligno. Quanto à prevenção, a higiene adequada, durante a rotina do homem, com água e sabão, é essencial, segundo Crippa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp