Geral

Praias limpas para o surf

Publicado em 19/09/2010, às 17h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto as estrelas do surf internacional mostravam suas habilidades desafiando as ondas do mar em cima de suas pranchas, os espectadores do Eco Surf Festival e frequentadores da praia retiraram 200 quilos de lixo durante os cinco dias do evento realizado em Armação. O ponto alto da ação foi neste sábado, Dia Mundial de Limpeza de Praias. A bióloga Carla Circenis trouxe para Salvador o International Coastal Cleanup, como parte do Surf Eco Festival.
Um mutirão se formou em torno da iniciativa que se juntou às crianças do projeto Cidadania e Paz, mantido pela Petrobras no bairro da Paz, e aos pequenos surfistas das Associações de Surfe de Jardim de Alah e Itapuã para uma manhã dedicada especificamente à coleta de lixo nas praias. Em apenas uma hora de ação cerca de 50kg de resíduos sólidos foram retirados das praias de Jardim de Alah, Armação e Aeroclube.
A concentração da ação aconteceu na Tenda Ambiental Petrobras do Surf Eco Festival, em Armação, às 10h. Durante a coleta cada voluntário recebeu luvas e sacos plásticos biodegradáveis e recolheu materiais diversos, entre latas, garrafas, embalagens plásticas, pedaços de madeira, vidros, isopor, tampas metálicas, canos de pvc, papéis e uma infinidade de outros lixos sólidos deixados pelos "sujismundos" nas areais das praias.
Ao total de lixo recolhido pelas crianças serão somados outros 150 quilos coletados durante os quatro primeiros dias de evento. Formulários elaborados após a coleta com as quantidades e tipos de cada produto recolhido irão fazer parte de uma estatística mundial para retratar o estado de poluição dos oceanos do planeta. 
A parceria com a cooperativa
Reciclagem de Plástico em Moinho vai garantir a reciclagem de cerca de 150 quilos do material recolhido que, apo s ser reciclado, poderá ser reutilizado. O International Coastal Cleanup é um dos maiores eventos internacionais de educação ambiental. No Brasil, cerca de 8.500 voluntários se unem todos os anos à causa. 
Em 2009, foram coletados 11.377 quilos de lixo, em 242 quilômetros percorridos entre praias, estuários, lagos e lagoas de todo o país. Organizada pela ONG The Ocean Conservancy (EUA) e apoiada pela ONG australiana Clean Up the World, a ação acontece em 100 países diferentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp