Geral

TRE pronto para as eleições

Imagem TRE pronto para as eleições
Mais de 9,5 milhões de baianos irão as urnas em 3 de outubro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/09/2010, às 19h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já esta com todos os preparativos concluídos para a realização das eleições de 2010, dia 3 de outubro. A garantia é do presidente do órgão, desembargador Mario Alberto Hirs. Mais de 9,5 milhões de eleitores baianos irão as urnas. Desse total, mais de 1,8, o equivalente a 19,1% do eleitorado baiano, votarão em Salvador, onde estão 4.860, das 35.677, urnas instaladas em todo o Estado. 
Conforme dados do TRE, a Bahia conta com 205 zonas eleitorais, das quais 20 são em Salvador, onde serão instalados 428 locais de votação. Os maiores locais de votação são a 6a. Zona Eleitoral com 40 seções, instalada no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Brotas (com 40 seções eleitorais); a UCSal (Universidade Católica de Salvador), na Federação, onde funciona a 12a. Zona, com 36 seções; o Colégio Estadual Anísio Teixeira, que abriga a 3ª, com 35 seções; a Escola Aliomar Baleeiro, (5a. Zona, com 31 seções); e o Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho (11a.Zona, com 29 secoes).
Do total de eleitores baianos, 7.236 são portadores de deficiência física. Para atendê-los serão disponibilizadas 612 seções especiais em todo o estado, das quais 198 funcionarão em Salvador. Os dados divulgados pelo TER dão conta, ainda, que 2.337 eleitores se inscreveram para votar em trânsito. A seção para eles funcionara na sede do próprio TRE, no Centro Administrativo.
O presidente do órgão alerta para o fato que, diferente das eleições anteriores, este ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige, para que os eleitores possam votar, a apresentação do título acompanhado de um documento de identificação com fotografia. Segundo o desembargador Mario Alberto Hirs, a determinação do TSE será cumprida e o eleitor que não apresentar o documento com fotografia ficara impedido de votar. "Muitos eleitores não tem o titulo. Não vai adiantar insistir", adianta.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp